
Prefeito - Paulo Barbosa de Deus
Primeiro Mandato - 01/01/97 - 31/12/2000
Segundo Mandato - 01/01/2001 - 01/04/2004
Piscicultura, criação de avestruzes, grandes projetos numa visão de futuro
Eleito em 3 de outubro de 1996, e reeleito em 2000, o engenheiro elétrico da Chesf, Paulo Barbosa de Deus, irmão do ex-prefeito e deputado estadual Luiz Barbosa de Deus e primo de Anilton Bastos assegura, por mais quatro anos, a presença do grupo Luiz de Deus na gestão municipal que governou o município durante 16 anos ininterruptos.A criação do Plano Diretor de Paulo Afonso definiu o rumo de sua gestão numa visão de futuro, voltada para grandes projetos que gerassem emprego e renda para o município.Buscou apoio da Chesf e de organismos nacionais para a liberação de áreas e uso das águas da represa Moxotó para a instalação do projeto de piscicultura dirigido pela MPE e empresas americanas para produzir centenas de toneladas de tilápias para exportação.
O projeto, instalado com equipamentos e tecnologia de primeiro mundo não alcançou os objetivos esperados.Foram também ampliados os projetos de criação de tilápia em tanques-rede, no canion do Rio São Francisco, com mais de 3 mil unidades ali instaladas. Outros projetos como a criação de avestruzes e de jacarés marcaram também a sua passagem pela gestão municipal.Ainda no primeiro mandato transformou o Departamento Municipal de Turismo em Secretaria com o objetivo de intensificar as ações nessa área, aproveitando o rico potencial existente no município.
Dentro dessa ótica Paulo Afonso promoveu em vários anos a realização de esportes radicais com a presença de nomes de expressão nacional e internacional, cantores, atores e atrizes da Rede Globo, colocando o município na mídia nacional. No seu segundo mandato, Paulo de Deus, desfez a Secretaria de Turismo que voltou a ser um Departamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.Entre suas lutas ficou a defesa da recuperação das estradas que chegam a Paulo Afonso, inclusive apoiando atos de fechamento da BR-110 com o objetivo de chamar a atenção do governo federal.
Na área da educação, o prefeito Paulo de Deus aumentou a oferta de vagas nas escolas do município que matriculou em 2004 mais de 16 mil alunos. Muitas escolas da rede municipal foram ampliadas e algumas da zona rural têm uma estrutura e área construída maiores que escolas da rede estadual. Também na área da saúde pública os investimentos em instalações, equipamentos e pessoal foi marcante, na área urbana e rural.
O Prefeito Paulo de Deus construiu o Parque das Mangueiras, um dos projetos urbanísticos mais bonitos e importantes da cidade-ilha que simboliza também a total integração da cidade com o Acampamento da Chesf.Dentro desse processo de integração assinou convênio com a Chesf, que liberou os recursos, para que a Prefeitura pudesse atuar em toda a área do Acampamento Chesf, asfaltando quase todas as ruas, fazendo calçamento em outras, cuidado da iluminação pública, parques e jardins, construindo rede de esgotos e recuperando lagos como o do Touro e Sucuri, um cartão postal de Paulo Afonso. Uma das suas grandes obras, construída com o apoio do Governo do Estado da Bahia foi o Centro de Abastecimento de Paulo Afonso - o Ceasão - no Bairro Tancredo Neves, marca de sua visão de futuro, de grandes projetos.

2 comentários:
Paulo !!
Há tempos o procuro na internet e no catálogo de Paulo Afonso.
Se houver interesse, procure-me em camilofon@gmail.com.
Um abraço a todos.
Camilo
Meu querido amigo e grande Administrador Paulo Barbosa de Deus. Sinto saudades do tempo em que trabalhamos juntos no desenvolvimento da nossa querida Paulo Afonso, como também na Associação dos Prefeitos do Sertão da Bahia - APSB. Estou morando em Vitória no Espírito Santo, mas minha vontade é voltar pra minha cidade natal onde deixei meus filhos e neta.
Quem sabe um dia o Senhor possa novamente voltar a administrar Paulo Afonso e que eu possa voltar para continuar nossos projetos junto as Associações. Um grande abraço para V.Sa. e também para D.Kikina.
Cláudia Galindo (27)88007959
Postar um comentário