
Prefeito - Adauto Pereira de Souza
Mandato - 07/04/1963 - 15/09/1966
Preterido em 58, agora chegou a sua vez.
A trajetória política de Adauto Pereira de Souza começou a ser traçada ainda nos idos de 1957 quando o Distrito de Paulo Afonso buscava a sua independência e os políticos locais estavam em ebulição com os olhos na Prefeitura de Paulo Afonso, tão logo o Município fosse emancipado de Glória.
Estudante de Direito em Aracaju, muito jovem ainda, Adauto Pereira já era o candidato em potencial para enfrentar o respeitado adversário Abel Barbosa. A sua juventude acabou jogando contra a sua indicação e os familiares, os amigos políticos reunidos com o Presidente da Chesf, Dr. Antônio José Alves de Souza, acabaram convencidos de que ainda não era a hora da estréia de Adauto nos palanques, como candidato.
O seu tempo chegou quatro anos depois, em 1962 quando foi eleito Prefeito Municipal de Paulo Afonso para substituir aquele que, por consenso do seu grupo político, foi o indicado para este mesmo cargo em seu lugar, em 1958, Otaviano Leandro de Morais.Em um município carente de tudo, as dificuldades para Adauto continuaram grandes. Advogado, buscou a regularização fundiária dos 1.018 quilômetros de área do município recém-criado. Brigou na justiça e conseguiu, já em segunda instância, que as terras da Cia. Agro-Fabril Mercantil fossem incorporadas ao patrimônio público municipal de Paulo Afonso. Criou o Plano Diretor da cidade numa perspectiva para 10 anos.
O plano urbanístico da cidade previa o seu crescimento até as conhecidas como - 60 casas -, ao lado do hoje pátio da feira livre.Apoiado pela esposa, educadora Darci Maria Gonçalves Pereira de Souza, investiu na área de educação tentando recuperar o grande atraso do Município em relação à Chesf e à região, e criou o Instituto Municipal de Educação - IME - que deu origem, em 1970, ao Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso - CIEPA.Advogado atuante, grande orador, Adauto era a atração dos júris populares, sempre muito respeitado pela classe jurídica e querido pelos mais humildes que encontravam nele um ouvido atento, uma voz que falava pelos que não tinham vez nem voz, como se dizia na época.Foi o líder inconteste de um dos dois grupos políticos que mais se destacavam em Paulo Afonso.
O outro grupo era formado pelos abelistas, liderado pelo vereador Abel Barbosa.Antes de ser Prefeito de Paulo Afonso, Adauto Pereira de Souza foi funcionário da Chesf onde foi admitido no dia 1°. de julho de 1959, como Auxiliar de Escritório, permanecendo nesta empresa até 30 de março de 1963. Sua esposa, Darci Gonçalves, foi secretária do Ginásio Paulo Afonso, onde havia sido uma das alunas pioneiras.Eleito prefeito em outubro de 1962 e empossado em 8 de abril de 1963, em menos de um ano viu surgir no Brasil o período de exceção com a instalação do governo militar em 31 de março de 1964.

Nenhum comentário:
Postar um comentário