quinta-feira, 17 de abril de 2008

Abel Barbosa e Silva




Prefeito - Abel Barbosa e Silva
Mandato - 04/08/1979 - 31/12/1985


Nomeado, volta à Prefeitura


Em 4 de agosto de 1979 Abel Barbosa e Silva retorna à chefia do Executivo Municipal, agora nomeado pelo Presidente da República, por indicação do Governador Antônio Carlos Magalhães, e permanece até 31 de dezembro de 1985.Não era esse o seu desejo.

O seu sonho era ter sido eleito, nas urnas, depois de comícios, campanhas, debates, próprios da democracia plena. Não era o que se vivia naqueles tempos e a sua recusa para aceitar o cargo poderia levar à indicação de um aventureiro qualquer, diz Abel.


Novamente teve que administrar a incerteza do tempo do seu mandato, dificultando a elaboração de planejamentos de gestão. Mas foi à luta, como disse, como se o meu mandato terminasse amanhã.É do seu tempo o loteamento dos terrenos que eram a antiga pista de aviação da Chesf e que hoje formam uma das mais belas avenidas de Paulo Afonso, a Apolônio Sales, que na sua época chamava-se André Falcão.Também os Bairros Perpétuo Socorro e Mulungu mereceram de sua gestão uma,atenção especial dada a sua condição de carência extrema.

O Bairro Perpetuo Socorro era conhecido como Vila do Rato e era uma favela miserável. Suas ruas foram arrumadas, os terrenos loteados com os moradores e a Prefeitura apoiava com material de construção para que as casas fossem melhoradas.No centro, melhorou praças e a incentivou o turismo.


Em sua gestão foi criado o Departamento Municipal de Turismo, ligado a Gabinete do Prefeito. Criou o Centro de Informações Turísticas e a Feira de Artesanato e Cultura Popular na Praça do Trabalhador. A cidade ganhou o embrião para o que é hoje o centro de lazer noturno da cidade, como bares, restaurantes, lojas e hotéis.Paulo Afonso foi incluído no Programa Caminhos da Bahia, da Bahiatursa, que ajudou a projetar a imagem do Município e seu potencial turístico no Brasil e no exterior através de programas áudio-visuais e grande folheteria produzida por esse órgão do turismo estadual da Bahia e pela Prefeitura.


Nesse tempo, o CITUR registrava uma média mensal de 2 mil turistas, dos mais de duzentos eram estrangeiros.Em sua gestão foi realizado o 1º Seminário de Turismo que reuniu diretores de órgãos de turismo de quase todo o Nordeste. Nasceu nesse tempo a Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso -AGTURB-BA/PAV, reunindo os guias de turismo treinados e credenciados pela Bahiatursa, Embratur, Chesf e Prefeitura.A Prainha de Paulo Afonso recebeu melhorias, piscinas, área para a prática de vôlei de praia. Chamava-se Balneário Encantos Mil e tinha grande freqüência de pauloafonsinos e visitantes.

Nenhum comentário: