quinta-feira, 17 de abril de 2008

Luiz Barbosa de Deus


Prefeito - Luiz Barbosa de Deus
Mandato - 01/01/1989 - 31/12/1992


Trocando o bisturi pela burocracia


Acostumado a manejar com perícia o bisturi nos centros cirúrgicos do Hospital Nair Alves de Souza, de que também foi diretor por muitos anos, ou a cuidar de suas fazendas em Sergipe, nos fins de semana, o médico chesfiano Luiz Barbosa de Deus foi convencido pelos amigos a candidatar-se pela terceira vez para disputar a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.Vindo de insucessos anteriores Luiz de Deus relutou mas acabou cedendo e foi à luta elegendo-se com expressiva maioria de votos o que lhe credenciou para o exercício do mandato com maior responsabilidade diante dos seus eleitores.
Recebeu a Prefeitura das mãos de José Ivaldo em 1°. de janeiro de 1989.Uma das suas primeiras preocupações foi melhorar a imagem da Prefeitura junto aos credores e comércio local e nacional que tinha dívidas acumuladas de anos e de altos valores. E conseguiu. Ele sempre dizia que a sua gestão é fruto de um trabalho de equipe.Elegeu a educação como a prioridade um do seu governo, seguida da saúde e de ações de apoio ao homem do campo.
Tomou como meta a idéia fixa de não ficar um aluno fora de sala de aula por falta de escola e abriu novas turmas, ampliou escolas municipais, instalou cursos em salas de escolas da Chesf e criou as turmas de 5ª a 8ª séries em muitas escolas dos povoados. Os professores eram levados a esses povoados evitando-se assim que aos alunos da área rural tivesse o seu aprendizado restrito aos conhecimento da 4ª série primária.Dessa sua iniciativa na área da educação, tendo a Professora Creuza Araújo Silva como Secretária Municipal de Educação e Lúcia Cabral como gerente Regional de Educação e Cultura, nasceu o Colégio Estadual de l° e 2° Graus Carlina Barbosa de Deus.
O sonho dos estudantes mais pobres de Paulo Afonso fez-se real com a criação, em prédi.o próprio do Município, da Casa do Estudante de Paulo Afonso em Salvador.Em sua gestão foi realizado o calçamento de dezenas de ruas na cidade-ilha e nos bairros, e iniciado o asfaltamento nas ruas do centro e em bairros periféricos.
Foi ampliado o sistema de tratamento de água e sua extensão ao Bairro Tancredo Neves. Criação de postos telefônicos na área rural e a construção de grandes emissários nos Bairros Centenário e Tancredo Neves também aconteceram neste governo. Na área da saúde as zonas urbana e rural ganharam novos postos de atendimento médico e mais médicos e dentistas foram contratados.

Nenhum comentário: